fbpx

Ensina Carol – Cursos de Análises Clínicas por Carol Oliveira

Hematologia e hemoterapia: são a mesma coisa?

Uma das maiores dúvidas que a pessoa geralmente tem é a diferença ou as similaridades entre hematologia e hemoterapia.

A hematologia é o estudo do sangue e dos seus componentes.

A hemoterapia é o emprego terapêutico do sangue, e dos seus componentes e dos seus derivados, através da transfusão.

Bom, a gente tem os hemocomponentes, que são os componentes do sangue, e os hemoderivados, que são derivados do sangue.

Quem são os hemocomponentes?

Os hemocomponentes são utilizados como concentrado de hemácia, transfusão de plaquetas, transfusão de plasma, e crio precipitado.

São produtos que são gerados a partir da sua doação de sangue, lá no banco de sangue. Cada bolsa se transforma em 4 bolsas diferentes.

Os hemoderivados são produtos que são fabricados a partir do sangue também, mas são fabricados especificamente, com um propósito específico.

Por exemplo, a albumina. A albumina ela é utilizada como reposição, especialmente em pacientes que são queimados.

Os complexos protombínicos são utilizados para pacientes que tem coagulopatias, que tem deficiência de fatores de coagulação.

Assim como os pacientes hemofílicos, que tem uma deficiência nos fatores VIII ou IX, dependendo da sua doença, se é hemofilia A ou hemofilia B, já podem fazer reposição desses fatores, pois eles são fabricados nas indústrias especificamente para fazer reposição desses fatores e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Então, a hematologia estuda o sangue, e a hemoterapia é o emprego do sangue como terapia, seja pelo seus hemocomponentes, como as hemácias, as plaquetas e o plasma, como os seus hemoderivados.

Preguiça de ler? Assista:

Mas, atenção! Estou aqui para fazer um alerta para vocês.

O procedimento de auto-hemoterapia não é reconhecido pelos conselhos federais, nem de medicina, nem de enfermagem, nem de farmácia. Os profissionais são proibidos de realizar esse procedimento, ele não é reconhecido como um procedimento terapêutico.

Não existe nenhuma evidência cientifica da sua eficácia, que comprove que ele faz aumento da imunidade, ou que ele tira a dor de alguns pacientes que tem dor crônica. Não tem comprovação científica.

Então eu estou aqui fazendo um alerta para vocês que a auto-hemoterapia não é reconhecida pelos conselhos federais, e os profissionais são proibidos de realizar. Não existe ainda evidencia cientifica que comprove a eficácia da auto-hemoterapia.

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo, ou me pergunta lá no @ensinacarol, no facebook e no insta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *